Leitores encontram “pequenas cápsulas espaciais” que tentaram atravessar um tempo difícil, ainda que repleto de solidariedade e amizade entre os povos
No dia 5 de setembro, às 19h, a Cinemateca Brasileira exibe o longa Canções em Pequim, de Milena de Moura Barba, seguido de uma conversa com os professores Francisco Foot e Cecília Mello. Após a sessão, haverá o lançamento do livro Minha China tropical, de Francisco Foot Hardman.
A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes da sessão.
O FILME
Moradores de Pequim cantam uma canção e contam a história de como esta música marcou suas vidas. Inspirado pelo mesmo dispositivo criado em As Canções (2011), de Eduardo Coutinho, este documentário traz a singularidade dos habitantes de Pequim, tecendo também uma história que passa pelas transformações da China desde a década de 1960 até os dias de hoje.
Direção: Milena de Moura Barba | Ano: 2018 | Duração: 79 Min.| País: Brasil / China | Classificação indicativa: Livre
O LIVRO
Durante a pandemia de 2020, o professor Francisco Foot Hardman, da Unicamp, embarcou em uma jornada acadêmica na China. Minha China tropical é um relato sensível dessa experiência, que transcende a crônica e a literatura de viagem. É também um convite à empatia e à construção de pontes culturais, lembrando que beleza, gentileza e esperança podem florescer mesmo em tempos difíceis.
OS DEBATEDORES
Cecília Mello
Professora Livre-Docente no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e no PPGMPA da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, e Presidente da Comissão de Relações Internacionais da ECA-USP. Foi Pesquisadora Visitante na Beijing Film Academy (2013), Universidade de Pequim (2015), Taipei National University of the Arts (2010/2017), Universidade de Nottingham em Ningbo (2021) e King’s College London (2022). É autora de, entre outros, The Cinema of Jia Zhangke: Realism and Memory in Chinese Film (Londres: Bloomsbury, 2019).
Francisco Foot
Professor titular na área de Literatura e Outras Produções Culturais da Unicamp. Foi professor visitante na Universidade de Pequim (2019-20). Publicou, entre vários livros, Nem pátria, nem patrão! (Ed. Unesp, 2002, com novíssima edição ampliada em 2024), A vingança da Hileia (Ed. Unesp, 2009, com nova edição em 2023), Trem-fantasma (Cia. das Letras, 2005), Ai Qing: Viagem à América do Sul (Ed. Unesp, 2019, em colaboração com Fan Xing), Meu diário da China: a China atual aos olhos de um brasileiro (pku Press, 2021) e A ideologia paulista e os eternos modernistas (Ed. Unesp, 2022).
Data: 5 de setembro de 2024 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Cinemateca Brasileira | Sala Grande Otelo
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 | Vila Mariana | São Paulo (SP)
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br