James Green
(Foto: Fabio Mazzitelli / ACI Unesp)
O brasilianista James Green publicou artigo na seção Tendências e debates, da Folha de S.Paulo, sobre a tentativa de golpe de Estado de 2022. Green, especialista em estudos latino-americanos, é professor na Brown University e autor de obras como Além do Carnaval e Escritos de um viado vermelho.
"A despeito de toda a mobilização da sociedade civil nos anos 1970 e 1980 para exigir que os militares retornassem aos seus quartéis e ficassem fora da política, a Lei de Anistia blindou os crimes de perseguição política, censura, tortura, execuções sumárias e desaparecimentos ocorridos no período. A redemocratização não veio acompanhada por nenhuma reforma estrutural que eliminasse a cultura autoritária instalada dentro das Forças Armadas. Prova disso é o fato de que ainda hoje existam unidades militares cujos nomes enaltecem o golpe, a ditadura e seus protagonistas", escreve.
Leia a íntegra aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br