A participação de especialistas de várias linhas de pesquisa e de diferentes procedências permitiu a organização de um volume rico e diferenciado, que acaba por contemplar o interesse tanto do pessoal pioneiro, que vem trabalhando nesta área, quanto do leitor preocupado com formas mais racionais e menos predatórias de agricultura.
Autor deste livro.
Este livro, destinado a alunos dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Floretal, aborda os fundamento da nutrição de platas: os elementos essenciais para o ciclo de vida da planta, como estes são absorvidos, translocados e acumulados, suas funções, exigências e os distúrbios que causam quando em quantidades deficientes ou excessivas
Responsável por uma pesquisa envolvendo cientistas franceses e brasileiros, Laure Emperaire repensa a possibilidade de exploração dos recursos naturais amazônicos. Ao analisar as atividades extrativas tradicionais da Amazônia, os autores descobrem aí um componente essencial para novas estratégias de desenvolvimento que visem à conservação da floresta. Abre-se, assim, uma perspectiva possível de conciliação entre progresso e responsabilidade.
Este livro apresenta 13 artigos que abordam os diferentes aspectos do cultivo do maracujá doce, a saber: aspéctos econômicos, botânicos, biologia floral e crescimento, propagação, tratos culturais, condução e poda, nutrição mineral e adubação, irrigação, pragas, doenças, nematóides, pós-colheita e usos terapêuticos. É um manual para cultivadores da fruta e estudiosos de agronomia.
Variedades brasileiras de mangas é o resultado de um estudo longo e minucioso, levado a efeito por uma equipe coordenada por Luiz Carlos Donadio, e contém informações recentes e descrições dos problemas e das características de variedades de mangas de origem brasileira, constituindo-se uma obra de grande importância para pesquisadores, produtores, estudantes e demais interessados em fruticultura em geral.
Para um país com sérios problemas de abastecimento alimentar como o Brasil, com endêmica carência proteica em muitas regiões, a produção de proteína animal de boa qualidade a custos reduzidos surge como uma importante alternativa. Este livro traz importantes informações sobre o cultivo de peixes numa perspectiva que privilegia o desenvolvimento sustentado. Resultado de um trabalho iniciado em 1985, a obra busca maximizar o aproveitamento de um recurso natural em proveito do ser humano, objetivando conciliar a degradação ambiental e os seus reflexos sérios e comprometedores para a qualidade de vida.