Lume
Este livro oferece ao público brasileiro uma entrada privilegiada no vasto universo do imaginário literário chinês. Em tempos de crescente aproximação entre as duas nações, a arte da palavra reafirma seu papel na construção de pontes subjetivas. LUME constitui, portanto, um passo importante para conhecer a China de hoje através de suas histórias, consolidando um intercâmbio cultural que promete ser fértil e duradouro.
Autor de 4 livros disponíveis em nosso catálogo.
Fluente em doze idiomas, inclusive mandarim, cantonês e japonês, Giorgio Sinedino vive na China desde 2005. Com doutorado em Religião pela China Renmin University e mestrado em Filosofia pela Peking University, estudou Budismo no Templo da Fonte do Dharma e Daoismo no Templo da Nuvem Branca, tendo também aprendido sobre diversas tradições chinesas com um número de mestres sem filiação institucional. Publica frequentemente sobre pensamento e literatura da China, além de manter um podcast sobre autores e obras clássicos na Rádio China Internacional. Pela Editora da Unesp, publicou Os Analectos (2012) e Dao De Jing (2016). Atualmente exerce funções no Governo de Macau (Região Administrativa Especial da China) e ensina tradução e literatura na Universidade Politécnica de Macau.
Xu Zechen é editor-chefe da Revista People's Literature.
Esta edição de Os Analectos procura resgatar o pensamento original de Confúcio, (551 e 479 a.C.), que ainda hoje influencia a sociedade chinesa. Com tal objetivo, a obra foi traduzida, de forma pioneira, diretamente do chinês arcaico para o português, e inclui os clássicos comentários sobre os aforismos, adaptados de modo a facilitar a compreensão pelo leitor contemporâneo.
Nesta edição revista e ampliada de Poder presidencial e os presidentes modernos, Richard E. Neustadt, além de tentar caracterizar o poder de um presidente norte-americano moderno, distinguindo claramente entre poderes "formais" atribuídos à presidência pela lei constitucional e legislativa e os costumes, explora a questão do poder que tem o homem que habita a Casa Branca e os problemas enfrentados por ele. Para isso ilustra cada passo importante da análise com relatos de casos de governos recentes, em especial os de Truman e Eisenhower
O Dao De Jing (ou Tao Te Ching), tradicionalíssima coletânea de provérbios chineses, é a raiz de tradições religiosas e filosóficas milenares como o Taoismo e o Zen. Nos últimos séculos, após inúmeras traduções, despertou o interesse do público ocidental. A Editora Unesp lança esta tradução inédita com um enfoque particular: tornar mais compreensível a complexa tradição cultural da China, possibilitando uma visão de como seu povo percebe o mundo.
O Zhuangzi é um texto antigo chinês datado de cerca do século III a.C., contendo histórias e anedotas que exemplificam a mente tranquila de um mestre daoísta. A obra, ao lado do Dao De Jing, é um dos textos fundacionais do daoismo, e versa sobre o significado da liberdade, a busca de felicidade e o anseio humano por realização.
Março de 2020. Aquilo que soava a distopia, a mais um evento terrível, mas estrangeiro, daqueles que chegam a nós apenas com hora marcada e pelo filtro do noticiário, começa a aportar por aqui. Um voo que chega da Itália, um foco em uma festa no Rio de Janeiro... o rumor aumenta, os casos pululam, chegamos ao limiar do pânico. Trancamo-nos em nossas casas e se inicia a quarentena causada pelo coronavírus e a COVID-19. A Universidade sempre esteve voltada para fora, para o mundo, para o front da pandemia; porém, como grande parte da população, a comunidade acadêmica – funcionários, corpo docente e discente – permaneceu confinada. Entre os infinitos modos de enfrentamento da clausura, a arte está entre os mais potentes. Foi pensando em ouvir as vozes que, atuantes na esfera pública, estiveram, no entanto, insuladas em seu âmbito privado, que a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, em parceria com o Santander, lançou o concurso de contos e crônicas “Para não esquecer: Literatura na pandemia”, cujos textos vencedores e demais classificados abrilhantam esta antologia que a Editora Unesp ora traz a público.