O primeiro capítulo, assim, introduz osconceitos de módulo, inteiro algébrico, norma e traço de um elemento,discriminante, base integral, anel de Dedekind e outros conceitosindispensáveis ao desenvolvimento dos demais capítulos. Estuda ainda as formas quadráticas, as quais se aplicam para determinar o raio de empacotamento da realização geométricade um ideal em questão.
O capítulo 2 apresenta um estudo sobre corpos de números, com ênfase nos anéis dos inteiros e discriminantes de corpos quadráticos e ciclotômicos, além de abordar a decomposição de um ideal primo em uma extensão fazendo uso do Teorema de Kummer.
As definições de reticulado, empacotamento esférico, volume e densidade de centro são abordadas no terceiro capítulo, que ainda trata do método de Minkowski para obtenção de reticulados via representação geométrica de ideais dos anéis de inteiros algébricos.
Autor deste livro.
Autor deste livro.
Livro central do autor-referência na área de mineralogia, petrografia e petrologia magmática O livro Silicatos de rochas magmáticas: aspectos físico-químicos e petrológicos, do prof. Eberhard Wernick, aborda a essência da petrologia magmática, representando, de certa maneira, um complemento aos conceitos básicos de petrogênese de rochas magmáticas. A definição de tais conceitos permite aprofundar a elucidação e caracterização precisa dos processos envolvidos na geração de um magma, sua evolução durante a ascensão e cristalização e sua relação com processos e ambientes tectônicos e assinaturas geoquímicas. Como afirma o autor, o objetivo deste livro é apresentar uma abordagem dos conceitos de mineralogia, petrografia e petrologia magmática com ênfase nos minerais silicáticos formadores de rocha, buscando uma ligação entre essas áreas do conhecimento.
Inflação, desemprego, delinqüência, saúde, consumo, analfabetismo são expressos por taxas. Os governos, as instituições e as empresas se orientam por diagnósticos que são calcados sobre pesquisas de opinião. Há uma verdadeira rede, que nos envolve a todos e que se alimenta fundamentalmente das estatísticas. Este livro procura desmontar as bases desse imenso edifício, levantando a questão da objetividade e da legitimidade de inúmeras afirmações que assumem foros de verdade.
Esta obra faz uma abordagem histórica dos problemas da filosofia da matemática - que sentido de existência têm os objetos da matemática, se existem de fato objetos matemáticos propriamente ditos? Qual é a natureza da verdade matemática? Como é possivel que a matemática tenha algo a dizer sobre o mundo empítico? --, apresentando uma ou muitas respostas mais ou menos satisfatórias aos problemas suscitados pelo conhecimento matemático.
O que se entende por "distância"? Por que a definição de distância apresentada nas aulas de Geometria não corresponde ao uso popular? O que é uma curva? Por que duas curvas, com aspectos tão diferentes, são designadas com um mesmo nome: "curva fechada"? O que é uma superfície? O que é uma faixa de Möbius? Existem outras superfícies semelhantes? Por que não existem mapas exatos? Que significa dizer que "uma reta se aproxima de outra"? O que é, enfim, Topologia? Para essas e outras questões, Gilberto Francisco Loibel apresenta sua introdução ao conceito e à prática da Topologia, apoiado em um grande número de exemplos que servirão de base para uma compreensão mais profunda do assunto. Destinado a um curso de um semestre para licenciandos e bacharelandos em Matemática, Introdução à Topologia concentra-se principalmente nos espaços métricos, sempre com rigor na parte teórica.
O objetivo desta obra é expor elementos habitualmente eclipsados no estudo da Termodinâmica, aspectos que podem auxiliar o não especialista a transitar de maneira mais avisada em contextos nos quais ocorram os conceitos termodinâmicos fundamentais.