'Revoluções brasileiras', de Gonzaga Duque, será lançado em São Paulo no próximo dia 26

Notícia
Notícias
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Obra de Gonzaga Duque retorna em versão revista e ampliada em evento na Livraria Ponta de Lança

A Editora Unesp e a Livraria Ponta de Lança convidam para o lançamento de Revoluções brasileiras – 2ª edição revista e ampliada, de Gonzaga Duque, organizado por Francisco Foot Hardman, Vera Lins e Danielle Crepaldi Carvalho. O evento será realizado no dia 26 de fevereiro de 2026, às 19h30, em São Paulo.

A nova edição resgata um livro clássico e por muito tempo relegado ao esquecimento. Pioneiro da crítica de arte moderna no Brasil e ativista radical, Gonzaga Duque (1863–1911) construiu um texto que se apresenta como um “pequeno-grande panfleto”, cuja atualidade surpreende. Em tom provocativo, a obra questiona cânones eurocêntricos e convida à reflexão sobre os sentidos da democracia social, popular e socioambiental em um país marcado por tensões históricas persistentes.

Ao percorrer episódios como Palmares, Zumbi, a Cabanagem e a Proclamação da República, Revoluções brasileiras propõe uma leitura crítica da formação nacional, articulando história, política e cultura. O livro retorna ao catálogo em um momento decisivo, reafirmando-se como um grito de resistência e um convite ao debate sobre os rumos do Brasil contemporâneo.

A organização da nova edição reúne pesquisadores com trajetória consolidada nas áreas de literatura, cultura e pensamento crítico. Francisco Foot Hardman é professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autor de extensa obra dedicada às relações entre literatura, história e política. Vera Lins é professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com atuação destacada em literatura comparada. Danielle Crepaldi Carvalho é pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e integra grupos de pesquisa voltados aos estudos literários e culturais no Brasil.

O lançamento contará com a presença dos organizadores e será uma oportunidade para discutir a atualidade do pensamento de Gonzaga Duque e os sentidos políticos e culturais da obra.

Sobre os organizadores

Francisco Foot Hardman é professor titular na área de Literatura e Outras Produções Culturais da Unicamp. Foi professor visitante na Universidade de Pequim (2019-20). Publicou, entre vários livros, Trem-fantasma (Cia. das Letras, 2005), Ai Qing: Viagem à América do Sul (Editora Unesp, 2019 – em colaboração com Fan Xing), Meu diário da China: a China atual aos olhos de um brasileiro (PKU Press, 2021), A ideologia paulista e os eternos modernistas (Editora Unesp, 2022), A vingança da Hileia - Nova edição (Editora Unesp, 2023), Minha China tropical: Crônicas de viagem (Editora Unesp, 2024) e Nem pátria, nem patrão! - 4ª edição (Editora Unesp, 2024)

Vera Lins é bacharel em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), graduação em Licenciatura em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), graduação em Estudos de Filosofia - Ludwig-Maximilians-Universität München (1976), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio  de Janeiro (1995). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada. 

Danielle Crepaldi Carvalho é pós-doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e doutora em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas. Integra os seguintes grupos de pesquisa CNPq: na Unifesp, o Grupo de Investigações do Poético; (GRIPhO); e na UERJ, o GP Estudos de literatura e cultura da Belle Époque: LABELLE.

Serviço - Lançamento de Revoluções brasileiras – 2ª edição revista e ampliada

Data: quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
Horário: 19h30
Local: Livraria Ponta de Lança
Rua Aureliano Coutinho, 26 – Vila Buarque – São Paulo (SP)

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, InstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br