Viagem pelos sabores e aromas do fantástico Oriente

Notícia
Notícias
segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Autora premiada na área da gastronomia e da história da alimentação, Rosa Belluzzo traz à tona o mundo mágico das histórias das Mil e uma noites ao lado das receitas de banquetes nababescos

Odaliscas, sultões, palácios, riquezas, batalhas e tapetes mágicos seduzem corações e mentes desde tempos imemoriais. Esse imaginário quase onírico povoa as representações daquilo que se convencionou chamar Oriente e tem no livro das Mil e uma noites um de seus pontos mais altos. A partir desse fascínio, a pesquisadora Rosa Belluzzo convida para uma viagem rumo a esse mundo fantástico: em Mil e uma noites, mil e uma iguarias, lançamento da Editora Unesp, uma robusta pesquisa histórica caminha ao lado de receitas tradicionais da culinária árabe, em belíssimas ilustrações e gravuras que fariam inveja ao mais nababesco banquete.

“Esse inebriante panorama gastronômico merece atenção por contribuir para o despertar sensual dos contos das Mil e uma noites”, anota a autora. Fiel a esse diagnóstico, ao longo de seus dez capítulos, tal qual Sherazade enreda o sultão com sua habilidade narrativa, Rosa Belluzzo carrega os leitores para o Oriente histórico em envolvente construção textual: ora fala da história, ora traz trechos das Mil e uma noites em descrições vívidas. Ao final, uma lista de receitas, com ingredientes e modos de fazer honra às mil e uma iguarias do título. 

“Esta não é nem pretende ser uma incursão metódica na riquíssima paisagem gastronômica do império de Harum al-Rashid e contemporâneos”, advertem os editores. “O objetivo aqui é muito mais modesto e se restringe não à exposição, mas à participação na atmosfera densamente perfumada que é uma das forças daquele livro. Cedamos à tentação! Partilhemos os encantos desse universo mais acessível às sensações que às palavras.” 

Sobre a autora – Rosa Belluzzo é autora de vasta produção na área de história da alimentação. Seus livros lhe renderam muitos prêmios no Brasil e no exterior. Publicou, entre outros, Cozinha dos imigrantes: memórias e receitas (em coautoria com Marina Heck DBA/Melhoramentos, Prêmio Jabuti 1999); Os sabores da América – Cuba, Jamaica Martinica e México (Editora Senac São Paulo, Gourmand World Cookbook Awards 2004); São Paulo: memória e sabor (Editora Unesp, Prêmio da Académie Internationale de la Gastronomie em 2009); Machado de Assis: Relíquias culinárias (Editora Unesp, 1º lugar no Prêmio Jabuti 2011) e Arte da Cozinha Brasileira (com Leonardo Arroyo, Editora Unesp, 2013, prêmios da Academia Internacional de Gastronomia e da Academia Brasileira de Gastronomia). 

Título: Mil e uma noites, mil e uma iguarias
Autora: Rosa Belluzzo
Número de páginas: 137
Formato: 21 x 21 cm
Preço: R$ 68,00
ISBN: 978-85- 393-0672-5

Assessoria da Fundação Editora da Unesp