Sobre computadores, mentes e as leis da física
Por muitas décadas, os defensores da inteligência artificial sustentam que os computadores poderão, em breve, fazer tudo que um ser humano faz. Neste livro, Roger Penrose nos leva em uma fascinante viagem pelos princípios básicos da física, da cosmologia, da computação, da matemática e da filosofia para tentar provar que o pensamento e o sentimento humanos jamais poderão ser emulados completamente por máquinas.
Roger Penrose é Rouse Ball Professor of Mathematics na University of Oxford. É autor de The Emperor’s New Mind, best-seller que em 1990 recebeu o prêmio COPUS do Reino Unido para a escrita científica. Em 1988, recebeu o Prêmio Wolf de Física, compartilhado com Stephen Hawking, por sua contribuição conjunta para a nossa compreensão do universo, e em 2020 foi laureado com o Prêmio Nobel de Física. Dele, a Editora Unesp publicou Sombras da mente: Uma busca pela ciência perdida da consciência, em 2021, e O grande, o pequeno e a mente humana, em 2003.
Este volume fornece uma introdução acessível e iluminadora à posição de Penrose sobre as perspectivas da física teórica para o século XXI. Ele resume e atualiza as polêmicas idéias apresentadas em seus livros anteriores, A mente nova do rei e Shadows of the mind, e inclui contribuições marcantes de Abner Shimony, Nancy Cartwright e Stephen Hawking. É um livro profundo de uma das mais originais e instigantes mentes da ciência contemporânea.
Para que a física acomode algo ainda tão estranho quanto é o fenômeno da consciência a seu campo de reflexão, devemos esperar uma mudança profunda e fundamental da própria mirada filosófica quanto à natureza da realidade. Sombras da mente fornece uma visão sobre onde essas guinadas podem ocorrer e qual pode ser nossa compreensão futura do mundo.
Este livro discute o conceito de espaço sob diversas perspectivas, concluindo que a especificidade da geografia é justamente localizar fenômenos. Isso não impede, porém, um diálogo com outras ciências, como a física, a biologia, a economia e a sociologia. Leitura essencial para geógrafos, engloba desde o nascimento do espaço métrico até a filosofia de Kant, passando por pensadores do calibre de Maquiavel, Giordano Bruno, Copérnico, Galileu Galilei, Descartes e Newton.
O advento da Internet há pouco mais de uma década trouxe consigo uma revolução. Atualmente uma nova revolução se avizinha. Ela é representada pelo desenvolvimento da arquitetura Grid de processamento globalizado. O livro começa traçando o caminho da evolução da Internet, ancestral do Grid, ressaltando o impacto que ela causou em nossa sociedade. Sua história pode nos permitir antever a revolução que se avizinha com o avanço do Grid. Após um passeio por alguns conceitos ligados às redes computacionais e protocolos de comunicação, os autores apresentam a arquitetura Grid. Em seguida, buscam introduzir o leitor em algumas aplicações do Grid, com especial ênfase na Física Experimental de Altas Energias. No final do livro elencam alguns sites e projetos ligados ao Grid.
Dedicando-se a debater questões atuais sobre a pesquisa em Educação e em Educação Matemática, Antonio Vicente Marafioti Garnica dialoga com expressões artísticas para investigar práticas, posturas, metodologias e áreas do conhecimento. Viver a "experiência do labirinto" é deixar-se levar pelas discussões sem circunscrevê-las a uma ou outra teoria categoria ou área; é abraçar formas de análise e registro que o autor chama de "rizomáticas" (como são os caminhos com infinitos atalhos), sem temer o caos que, ao fim, se mostra pleno de estabilidades.