Em 1982, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 4 de junho como o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão. Segundo a ONU, existem quatro principais categorias de violência: abusos físicos, sexuais, psicológicos e negligências.
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 2015 foram registradas 17.588 denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes, equivalentes a duas denúncias por hora. Foram 22.851 vítimas, 70% delas meninas. Com casos cada vez mais frequentes, a data é uma importante ocasião para conscientizar sobre a necessidade de discutir e combater a violência infantil. para refletir sobre a vulnerabilidade de crianças e jovens à violência, a Editora Unesp destaca, livros que abordam a questão. Os títulos estão 20% de desconto até 8 de junho. Veja abaixo:
Os meninos fotógrafos e os educadores
Autora: Carmem Sílvia Sanches Justo | Páginas: 240 | De R$ 48 por R$ 38,40
Por mais que denunciem a violência contra a criança, ela ainda é vista como um ser humano sem voz social. Este livro lança um olhar histórico sobre a noção de infância e de assistência à criança,realizando enlaces entre diferentes violências. A autora estuda a importante questão dos meninos de rua, incluindo as oficinas e vivências realizadas com as crianças estudadas na pesquisa.
Adolescentes e jovens...em ação!
Autora: Márcia Aparecida Bertolucci Pratta | Páginas: 166 | De R$ 40 por R$ 32
Durante sua atividade profissional no Setor de Saúde em Descalvado (SP), Márcia Aparecida Bertolucci Pratta presenciou graves problemas relacionados aos adolescentes – desde violência, dependência química, falta de vontade de ser e gravidez precoce. Daí surgiu esta pesquisa, que buscou desvendar os questionamentos interpessoais ocasionados por essa fase de mudanças e transições, para apresentar propostas nas áreas da saúde e educação.
Vivendo no fogo cruzado
Autores: Maria Helena Moreira Alves, Philip Evanson | Páginas: 392 | De R$ 54 por R$ 43,20
Os autores se lançam a uma pesquisa decampo para colher testemunhos da nova estratégia de segurança pública no Rio de Janeiro. O resultado é uma interpretação polifônica e abrangente, reunindo depoimentos dos muitos envolvidos, como mãe de desaparecidos e trabalhadores, além dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso e do governador do Rio, Sérgio Cabral.
Fronteiras de tensão
Autor: Gabriel de Santis Feltran | Páginas: 376 | De R$ 58 por R$ 46,40
O livro apresenta uma nova perspectiva sobre as periferias da cidade de São Paulo, discutindo os paradoxos e mitos que as circundam. Um trabalho de fôlego, que explicita a dedicação e o compromisso de um autor/pesquisador constantemente implicado nas sensações, atitudes,observações e análises voltadas às periferias urbanas, com especial atenção ao mundo do crime e à política.
O olho do poder
Autor: Maurício Gonçalves Saliba | Páginas: 160 | De R$ 36 por R$ 28,80
Esta obra faz uma análise da medida socioeducativa, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de pôr em liberdade assistida menores infratores.Segundo argumentação teórica, a intervenção judicial não garante o acesso dos adolescentes à plena cidadania, - o que, de acordo com o documento legal, deveria ser a finalidade da medida. Trata-se de processo de normalização em que a intervenção estatal se resume à vigilância dos indivíduos e das famílias.
Redes sociais de proteção integral à criança e ao adolescente
Autor: Luciano Antonio Furini | Páginas: 240 | De R$ 62 por R$ 49,60
Em um trabalho contundente para a formação e os cuidados da infância, Furini reúne esforços para mostrar como é possível integrar redes sociais, assistência social à criança e ao adolescente e representações sociais. Isso sem ignorar a necessidade de unir teoria e prática,esferas pública e privada, para encontrar maneiras de criar um sistema realmente viável.
Janusz Korczak, precursor dos direitos da criança
Autora: Ana Carolina Rodrigues Marangon | Páginas: 200 | De R$ 42 por R$ 33,60
Identificando a acepção de infância,essencial ao pensamento de Janusz Korczak (1878-1942), esta obra situa sua concepção pedagógica no âmbito do debate acadêmico sobre a historicidade social do sentimento de infância, bem como entrelaça os significados dos livros escritos por ele com aspectos biográficos para posicionar a reflexão teórica no contexto de suas experiências como educador.